4 dicas para produzir um bom Lettering

4 dicas para produzir um bom Lettering

Seja como um serviço a parte ou para complementar peças gráficas, o Lettering agrega valor em seu repertório. Por isso, conheça um pouco mais sobre como trabalhar com essa técnica de maneira prática e fácil. Vamos lá?

Lettering é, basicamente, a técnica de estilizar textos, trabalhando com diferentes tipos e elementos. A verdade é que todo mundo, sendo através do dom ou do treino (ou dos dois) pode trabalhar e obter resultados incríveis. Para isso, basta seguir alguns passos básicos e começar a praticar.

  • Escolha seus materiais

É possível começar a desenvolver esse tipo de projeto no papel (para renderizar depois) ou digitalmente (em tablets ou com mesas digitalizadoras). O importante é utilizar a forma mais confortável e prática, que te permita atingir excelentes resultados.

O mais indicado, ainda mais para iniciantes, é o tradicional kit de lápis e papel sulfite. Por isso, divirta-se na papelaria e adquira suas borrachas, canetas com pontas de diferentes espessuras; cores, e afins.

  • Defina o texto

Pode parecer óbvio, mas devemos lembrar que a frase/palavras/iniciais (como criação sua ou sugestão do cliente) deve ser definida no início do projeto.

Se for para algum cliente, entenda o objetivo da peça, onde será exposta e todos os gostos dele. Assim, ficará muito mais fácil superar as expectativas.

  • Treine

Para ficar cada vez mais seguro com esse tipo de produção: treine. Desde os simples esboços de traços, formas e tipos, até os testes de diferentes disposições, tudo colaborará com o seu desenvolvimento na técnica.

  • Explore oportunidades

Use e abuse! Como sabemos, o Lettering não se trata somente da escrita como fazemos no dia a dia, mas sim de uma arte. É possível utilizar de diferentes tipos, pesos de fontes e elementos (florais, tribais, traços e mais) para complementá-la.

E, sabemos que para criar uma tipografia requer habilidades. Então, use sites como o DaFont para acessar referências e treinar seus traços.

Gostou do nosso artigo? Deixe suas sugestões aqui nos comentários. Até a próxima!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *